Virgem

Nascidos entre:

23/8 a 22/9

Elemento:

Terra

Modo:

Mutável

Planeta Regente:

Mercúrio

Principais Qualidades:

Análise crítica, observação, delicadeza, produtividade, bom senso, diálogo, organização.

Pontos de atenção:

Perfeccionismo, crítica excessiva, paranoia.

Desafio:

Aprender a dosar seu senso de organização externo com o interno, cuidar dos sentimentos, limpar-se internamente para não recair no perfeccionismo, aceitar os próprios erros e perdoar-se.

Desmistificando… O virginiano é maníaco por limpeza? Não. É muito comum o signo de Virgem levar fama de “cri-cri” ou de chato, pois preza pela organização do ambiente em que se encontra – no entanto, ele nada tem de manias quando está totalmente equilibrado com suas questões internas. Para desapegar um pouco da perfeição do plano material, é importante essa organização interna, a faxina de sentimentos. Com os sentimentos no lugar, o virginiano consegue paz e tranquilidade.

Um pouco mais sobre o signo de Virgem…

O signo de Virgem é do elemento Terra e modo Mutável. Muitas vezes, é comentado por ser o signo da crítica, dizemos que a frase de Virgem é “Até que não tá ruim, mas… Podia ser melhor”. Na verdade, o signo contém um significado muito mais amplo e profundo daquele que lhe é atribuído.

É o único signo que tem como simbolismo a figura de uma mulher. Portanto, Virgem está associado ao feminino e à fertilidade. Por ser um signo de Terra, é muito ligado ao mundo físico, prático, material. E, sendo de Modo Mutável, tem a percepção de que as coisas mudam e se adaptam. Assim, quer sempre adaptá-las para o melhor, o que dá origem ao seu perfeccionismo (que, por vezes, pode ser muitíssimo benéfico!).

Apesar de ser associado à crítica constante, o signo de Virgem traz, na verdade, a compreensão de cada um de nós possui uma função no Universo – e, para o bom funcionamento do mesmo, devemos exercê-la da melhor forma possível. Portanto, é dessa ordenação que o signo de Virgem trata, e não necessariamente da organização meticulosa de objetos.

É signo regido por Mercúrio (deus Hermes), que tem relação com a comunicação, o aprendizado, a troca de informações. Assim, é um signo com uma observação extremamente meticulosa, consegue perceber e analisar racional e pragmaticamente como nenhum outro! Se quer uma opinião que te traga críticas (sejam ou não construtivas), chame um virginiano! Ele fará do seu projeto mais realista e prático.

Tanto quanto outros signos de Terra, pode ser bastante cético, do tipo “ver para crer”. Isso decorre de sempre questionar tudo, para que a verdade e a eficiência sejam alcançadas. Ele aponta nossas falhas para que possamos superá-las, mas como nem sempre é fácil lidar com críticas, o virginiano às vezes recebe a fama de obsessivo, quando, na verdade, só estava tentando mostrar uma visão mais realista.

Está relacionado à ordem, ao cálculo e também à rotina, envolvendo questões de trabalho e saúde. A própria dieta é virginiana – não aquela que nos obriga a emagrecer, mas aquela que faz com que nos sintamos bem, saudáveis.

A busca incessante pelo aperfeiçoamento pode trazer ansiedade, assim, ensinando aos outros signos a trabalhar e a ser mais realistas, o virginiano deve aprender com eles, também, a juntar sua análise criteriosa com uma maior sensibilidade – o que pode ser feito sem problemas, desde que perceba que, entendendo o outro, também está se aperfeiçoando.

Veja outro signo: