Libra

Nascidos entre:

23/9 e 22/10

Elemento:

Ar

Modo:

Cardeal

Planeta Regente:

Vênus

Principais Qualidades:

Equilíbrio, diplomacia, tato social, gentileza e/ou educação, bom senso.

Pontos de atenção:

Supervalorização da opinião alheia, vaidade, superficialidade, intrigas ou fofocas.

Desafio:

Aprender a dosar sua diplomacia com a necessidade de se impor em alguns momentos, depender menos da opinião de outros.

Desmistificando… O libriano nunca se posiciona? Como todo senso comum sobre os signos, essa informação não é verdadeira. Por vezes, pode parecer que o libriano demora muito a se posicionar, sempre muda de acordo com as pessoas que convive ou mostra traços de indecisão, isso porque Libra é um signo social, que preza pela boa convivência, no entanto, quando vê uma injustiça, o libriano pode sim assumir uma batalha e mostrar determinação. Conforme ganha maturidade, o libriano aprende a se posicionar, o que na verdade faz evoluir sua relação consigo mesmo e com os outros.

Um pouco mais sobre o signo de Libra…

Libra é um signo do elemento Ar e modo Cardeal. Para falarmos sobre ele, vamos usar os seus dois símbolos principais: o primeiro, a Balança que o representa, e segundo, Vênus, o seu planeta regente.

O signo de Libra faz referência ao equilíbrio, à justiça, à harmonia resultante de forças opostas – daí sua ligação com a Balança. O libriano percebe que, para haver justiça e harmonia, ambos os lados devem ser ouvidos com imparcialidade. Portanto, é natural a esse signo a diplomacia, o desejo de agradar e de equilibrar tudo e todos ao seu redor. Existe um desejo de se inserir na sociedade e de respeitar o jeito de ser do próximo. Portanto, é natural também que seja um signo que carrega o significado das relações humanas.

Vênus, o seu planeta regente, é simbolizado pela deusa Afrodite no panteão grego e se relaciona ao amor ao belo, às artes e à estética. Assim sendo, é natural que o libriano também tenha interesse por esses assuntos, especialmente os relacionados à beleza em suas mais variadas formas.

Por ser um signo Cardeal, tem impulso, no caso, é o impulso de fazer contatos. Constantemente, o libriano é impelido a buscar contatos e parcerias, fazer amigos, ampliar seu círculo social, trocar ideias. Sua postura diplomática faz com que quase nunca deseje arrumar brigas, mas sempre ser um ponto conciliador entre dois seres que discutem.

É comum ouvirmos dizer que o signo de Libra é indeciso. No entanto, diferente de Gêmeos, essa indecisão se expressa de forma diferente. Isso porque o libriano, justamente pelo senso estético, tem muito bom julgamento das coisas ao redor, no entanto, tem muita dificuldade de expressar certas opiniões, pois teme magoar e desagradar os outros. Assim, concluímos que muitas vezes o libriano não é realmente indeciso, mas apenas posterga o momento de assumir publicamente uma ideia.

É o signo que divide o bolo em exatos pedaços iguais e, quando os distribui, cada um dos presenteados vai achar que recebeu o maior de todos! Tende a se vestir bem, de maneira elegante, e o seu comportamento educado também expressará o senso estético que lhe é natural. Respeita regras sociais e, muitas vezes, pode preferir fazer coisas acompanhado do que só, pois percebe que o outro tem muito a lhe acrescentar.

Por fim, concluímos que Libra, ao mesmo tempo em que nos ensina que é preciso conviver e agradar aos outros para alcançar o equilíbrio, deve aprender também a desenvolver a sua autonomia e posicionar-se quando for necessário. Assim, usará com maior sabedoria a arte de dialogar e conciliar.

Veja outro signo: