Escorpião

Nascidos entre:

23/10 a 21/11

Elemento:

Água

Modo:

Fixo

Planeta Regente:

Marte e Plutão

Principais Qualidades:

observação, sensibilidade, empatia, vínculo profundo com as pessoas, desejo de transformar as coisas ao redor, determinação, confiança, força.

Pontos de atenção:

excesso de apego ou ciúmes, controle, manipulação emocional, vingança, mágoa, sentimentos infrutíferos, luxúria, ganância.

Desafio:

aprender a usar melhor toda a sua intensidade e magnetismo, abrir mão do excesso de controle, transformar sentimentos que não lhe façam bem, libertar-se.

Desmistificando… Escorpião, o signo da vingança ou do sexo? Nem um, nem outro. Por não compreenderem a intensidade do signo do Escorpião, muitas pessoas tendem a criticá-lo ou temê-lo. A verdade é que Escorpião pode parecer vingativo por ser um signo de água (emocional) e fixo, ou seja, nutre sentimentos passados. O escorpiano pode dificilmente esquecer algo, mas tem plena capacidade de perdoar, tanto aos outros quanto a si mesmo. Além disso, a fama do vício em sexo se relaciona ao fato dele querer formar vínculos profundos com as pessoas, mas a busca pelo ato sexual vem muito mais como uma forma de expressão emocional do que um desejo meramente carnal.

Um pouco mais sobre o signo de Escorpião…

Escorpião é um signo do elemento Água e modo Fixo. Para falarmos dele, devemos comentar três dos seus simbolismos: o do escorpião, o próprio animal que o representa, e os de Marte e Plutão, planetas que o regem.

Trata-se de um signo extremamente sensível, emotivo e empático, apesar da fama de “vingativo”, o Escorpião carrega consigo um profundo significado de ligação com os sentimentos mais profundos e insondáveis. Justamente por estabelecer fortes vínculos com as pessoas (e também devido ao fato de ter Marte como um dos regentes), o escorpiano tende a ter sensações extremadas e não lida muito bem como o meio-termo. É tudo ou nada.

Está relacionado aos mistérios, às profundezas da alma, aos sentimentos mais profundos e ocultos, que muitas vezes nós não conseguimos (ou não queremos) encarar. O escorpiano carrega consigo um certo ar de mistério e sedução. Poucos resistem a um olhar escorpiano, especialmente quando ele está tentando desvendar nossos sentimentos – e acredite, ele geralmente consegue!

Está ainda relacionado à morte e ao renascimento, e apesar de muitos não saberem, também se atribui a ele a imagem da Fênix: o animal que se queima e morre para então renascer das cinzas. Isso porque Escorpião carrega uma grande força interior e um grande poder de regeneração. É capaz de encarar as piores situações, cair e então se levantar, com uma força de que nem ele mesmo tinha conhecimento. Essa é também a força do seu outro regente, Plutão.

Existe uma forte ligação com a memória e com os sentimentos, que são fixos. Assim, é natural que se atribua a ele a característica de vingativo, mas vamos lembrar que a vingança, nesse caso, nada mais é do que uma reação profundamente emocional e intensa! Pode ser ainda um signo desconfiado, ciumento e um tanto investigativo. É difícil esconder um segredo de um escorpiano. No entanto, como qualquer outro signo, é claro que ele pode aprender a perdoar.

O Escorpião pode estar um pouco relacionado ao misticismo e às forças do oculto. No caso do sexo, é o forte vínculo emocional e o desejo de desvendar os mistérios do outro que amplia o seu interesse, justificando a sua natural ligação com a sexualidade.

É possível que o escorpiano consiga manipular um pouco os sentimentos do outro – inclusive, tende a querer manter o controle das situações e das pessoas amadas. Nesses casos, é possível que utilize seu ferrão para dar umas picadas, mas não tenha dúvidas de que as picadas só serão realmente dadas em quem ele gosta muito, por conta do vínculo fortalecido.

Veja outro signo: