Capricórnio

Nascidos entre:

22/12 e 20/01

Elemento:

Terra

Modo:

Cardeal

Planeta Regente:

Saturno

Principais Qualidades:

determinação, produtividade, pulso de ação, senso realista, cumprimento com as responsabilidades, confiança, liderança, coragem.

Pontos de atenção:

ganância ou supervalorização do campo material, autoritarismo, necessidade de controle, pessimismo, frieza emocional

Desafio:

aprender a equilibrar seu senso de realismo com a necessidade de encarar a vida com mais leveza, fugir da ganância, valorizar atributos emocionais, expressar-se.

Desmistificando… O capricorniano é ganancioso? Esse senso comum se baseia no fato de que o capricorniano sabe a importância do mundo material e tem desejo de se lançar ao mundo, ser reconhecido, crescer nas mais diferentes esferas. No entanto, essa ambição não deve ser confundida com ganância – muitos capricornianos sabem também valorizar atributos emocionais e nunca deixam na mão as pessoas que dependem ou que contam consigo.

Um pouco mais sobre o signo de Capricórnio…

O signo de Capricórnio é do elemento Terra e modo Cardeal. Para falarmos dele, vamos usar dois simbolismos: primeiro, o de Saturno, planeta que o rege, e o da cabra, animal que o representa.

O planeta Saturno é um tanto polêmico por si só. Isso porque é um planeta que fala de realismo, de colocar os pés no chão, de trabalhar duramente para atingir o sucesso e de assumir as responsabilidades da vida. Assim, o signo de Capricórnio é aquele ao qual atribuímos a característica de “o grande responsável do zodíaco”.

O capricorniano não quer saber dos infindos sonhos impossíveis. Tanto quanto outros signos de Terra, ele quer ver acontecer. Quer colocar a mão na massa. Quer ter resultados práticos e palpáveis. Portanto, não venha para o capricorniano com sonhos inatingíveis, ou você levará um belo choque de realidade.

Há o impulso de realizar, conquistar, produzir. É um excelente planejador e consegue estabelecer sistemas que segue para alcançar as suas metas. Muitas vezes, é taxado de pessimista, mas na verdade o que ocorre é que, por vezes, o capricorniano prefere contar com a pior possibilidade para não ser surpreendido na hora. É extremamente competente, profissional, está relacionado à ambição (não confunda com ganância…) e ao desejo de sempre crescer e de se superar.

O símbolo da cabra montanhesa o representa muito bem. Não importando os obstáculos, a cabra vai sempre subindo e subindo lentamente, nunca desistindo, até chegar ao topo da montanha. Assim também o capricorniano cresce, superando a si mesmo e obtendo cada vez maiores resultados em sua jornada.

Geralmente, são líderes. No entanto, diferente de Leão, o signo de Capricórnio pode ser um pouco autoritário, por possuir uma voz muito firme e de comando. É um signo que pode aparentar frieza e é mesmo reservado – no entanto, no calor da intimidade, o capricorniano tende a ser muitíssimo divertido. É com um senso de humor mais satírico que diverte as pessoas ao redor.

São extremamente perfeccionistas e terão a clara visão de que é preciso ter dinheiro para sobreviver nesse mundo. Inclusive, com o dinheiro, o capricorniano deseja obter conforto, pois como todo signo da Terra, está ligado aos prazeres físicos e ao mundo concreto, material. Pode ter o desejo de ser o provedor da casa, ganhando dinheiro para manter e cuidar daqueles a quem ama. E mesmo no amor será exigente e cobrará de seu parceiro, pois tanto quanto si próprio, tem o desejo de vê-lo crescer e superar barreiras.

O trabalho provavelmente será o alicerce da vida da maioria dos capricornianos, e eles sentirão, indubitavelmente, um enorme desejo de crescer e de ganhar na vida por si mesmos.

Veja outro signo: