21/6 e 21/7
Água
Cardeal
Lua
sensibilidade, empatia, preservação, percepção, afeto, proteção às pessoas amadas, imaginação.
apego ou ciúmes, oscilação emocional ou de humor, mágoa, manipulação emocional, nostalgia excessiva, repetição de padrões emocionais.
aprender a dosar sua habilidade de preservação com a necessidade de se lançar ao mundo, transformar elementos ou sentimentos do passado.
Desmistificando… Todo canceriano é chorão? Não, nem todo canceriano é chorão. Quebrando o senso comum, o signo de Câncer pode, na verdade, ser bem durão ou frio quando necessário – ainda mais quando as pessoas ou coisas com as quais ele se importa estão correndo riscos! O motivo da “fama” é o fato de estarmos tratando de um signo sensível, que preserva lembranças e tem impulso de demonstrar suas emoções. Mesmo assim, não se engane, se o caranguejo mostrou seu interior, é porque ele confia em você, e não por ser frágil!
Um pouco mais sobre o signo de Câncer…
O signo de Câncer é do elemento Água e modo Cardeal. Para falarmos dele, vamos começar comentando os seus dois simbolismos. O primeiro deles é a Lua, seu planeta (“satélite”) regente, relacionado à sensibilidade, ao feminino, à fecundidade, o outro, é o caranguejo, animal que o representa.
O signo de Câncer relaciona-se à figura do caranguejo por conta da carapaça que carrega. Ele simboliza a necessidade que os seres possuem de ter um abrigo onde possam se proteger e se sentir acolhidos. O canceriano constantemente se protege nessa carapaça, de forma que, por mais que seja um signo de água e bastante emocional, não mostra seu interior logo de cara – a sua emotividade será apenas liberada na intimidade.
Trata-se de um signo relacionado ao lar, à família e às memórias. Assim sendo, ele trata das relações com os pais e antepassados, além de estar relacionado também ao saudosismo e à nostalgia. Por ser um signo de água, é insondável, no entanto, quando se sente confortável para se mostrar, percebemos toda a sua profundidade.
É um signo romântico, relacionado à imaginação e à sensibilidade. Por ser o guardião da memória, é natural que seja um signo que se pode magoar quando sente que não recebe de volta todo o cuidado que exala. É em sua solidão que vai digerir os acontecimentos e sentimentos liberados no dia.
Vai valorizar muito a sua família – seja sua família de sangue ou os membros que ele mesmo acolheu em seu coração. Muitas vezes, é possível que se perca por querer sempre corresponder às expectativas familiares ou às suas próprias fantasias. De qualquer forma, vai zelar e cuidar muito dos que ama, e apenas quando esses forem ameaçados, o canceriano mostrará seu lado agressivo ao inimigo. E protegerá aqueles de quem gosta, como uma leoa protegeria sua cria, já que Câncer também está relacionado à maternidade.
É grande e profundo o envolvimento com as pessoas de quem gosta. A sensualidade canceriana é sutil, composta por aquele olhar ou aquela palavra delicada dita em um momento de necessidade. Pode ser ciumento. O apego que o canceriano tem com seus objetos está relacionado ao valor emocional que atribui a eles. Diferente de Touro, Câncer não vai guardar o objeto porque “ainda serve”, mas sim porque o faz “lembrar de tal época”.
Assim como está ligado à Lua, o canceriano pode possuir marés cheias e baixas, de forma que seu humor será muito relacionado àquilo que está sentindo no dia.
Será um tanto tímido por ser um signo de água, mas há também uma grande pro-atividade relacionada a ele: ao invés de sentar e chorar, o canceriano vai agir para resolver seus problemas. Mesmo com toda a sua emotividade, dificilmente vai chorar ou mostrar-se fraco para o outro – isso porque não quer incomodar os demais com seus problemas.