Câncer

Nascidos entre:

21/6 e 21/7

Elemento:

Água

Modo:

Cardeal

Planeta Regente:

Lua

Principais Qualidades:

sensibilidade, empatia, preservação, percepção, afeto, proteção às pessoas amadas, imaginação.

Pontos de atenção:

apego ou ciúmes, oscilação emocional ou de humor, mágoa, manipulação emocional, nostalgia excessiva, repetição de padrões emocionais.

Desafio:

aprender a dosar sua habilidade de preservação com a necessidade de se lançar ao mundo, transformar elementos ou sentimentos do passado.

Desmistificando… Todo canceriano é chorão? Não, nem todo canceriano é chorão. Quebrando o senso comum, o signo de Câncer pode, na verdade, ser bem durão ou frio quando necessário – ainda mais quando as pessoas ou coisas com as quais ele se importa estão correndo riscos! O motivo da “fama” é o fato de estarmos tratando de um signo sensível, que preserva lembranças e tem impulso de demonstrar suas emoções. Mesmo assim, não se engane, se o caranguejo mostrou seu interior, é porque ele confia em você, e não por ser frágil!

Um pouco mais sobre o signo de Câncer…

O signo de Câncer é do elemento Água e modo Cardeal. Para falarmos dele, vamos começar comentando os seus dois simbolismos. O primeiro deles é a Lua, seu planeta (“satélite”) regente, relacionado à sensibilidade, ao feminino, à fecundidade, o outro, é o caranguejo, animal que o representa.

O signo de Câncer relaciona-se à figura do caranguejo por conta da carapaça que carrega. Ele simboliza a necessidade que os seres possuem de ter um abrigo onde possam se proteger e se sentir acolhidos. O canceriano constantemente se protege nessa carapaça, de forma que, por mais que seja um signo de água e bastante emocional, não mostra seu interior logo de cara – a sua emotividade será apenas liberada na intimidade.

Trata-se de um signo relacionado ao lar, à família e às memórias. Assim sendo, ele trata das relações com os pais e antepassados, além de estar relacionado também ao saudosismo e à nostalgia. Por ser um signo de água, é insondável, no entanto, quando se sente confortável para se mostrar, percebemos toda a sua profundidade.

É um signo romântico, relacionado à imaginação e à sensibilidade. Por ser o guardião da memória, é natural que seja um signo que se pode magoar quando sente que não recebe de volta todo o cuidado que exala. É em sua solidão que vai digerir os acontecimentos e sentimentos liberados no dia.

Vai valorizar muito a sua família – seja sua família de sangue ou os membros que ele mesmo acolheu em seu coração. Muitas vezes, é possível que se perca por querer sempre corresponder às expectativas familiares ou às suas próprias fantasias. De qualquer forma, vai zelar e cuidar muito dos que ama, e apenas quando esses forem ameaçados, o canceriano mostrará seu lado agressivo ao inimigo. E protegerá aqueles de quem gosta, como uma leoa protegeria sua cria, já que Câncer também está relacionado à maternidade.

É grande e profundo o envolvimento com as pessoas de quem gosta. A sensualidade canceriana é sutil, composta por aquele olhar ou aquela palavra delicada dita em um momento de necessidade. Pode ser ciumento. O apego que o canceriano tem com seus objetos está relacionado ao valor emocional que atribui a eles. Diferente de Touro, Câncer não vai guardar o objeto porque “ainda serve”, mas sim porque o faz “lembrar de tal época”.

Assim como está ligado à Lua, o canceriano pode possuir marés cheias e baixas, de forma que seu humor será muito relacionado àquilo que está sentindo no dia.

Será um tanto tímido por ser um signo de água, mas há também uma grande pro-atividade relacionada a ele: ao invés de sentar e chorar, o canceriano vai agir para resolver seus problemas. Mesmo com toda a sua emotividade, dificilmente vai chorar ou mostrar-se fraco para o outro – isso porque não quer incomodar os demais com seus problemas.

Veja outro signo: