Astrologia

A diferença entre Sol e Ascendente

Matérias Especiais

Muito se fala sobre signo ascendente quando tratamos sobre astrologia...

categorias:

Primeiro, vamos falar sobre o Sol...

Quando você fala “sou ariano”, “sou canceriano”, “sou libriano” etc, você está falando sobre o seu signo SOLAR! O Sol é um planeta que tem uma trajetória constante ao longo da eclíptica (que nós chamamos de zodíaco); todos os anos, ele vai passando de um signo a outro mais ou menos na mesma época! Portanto, a não ser que tenhamos nascido exatamente em um dia de transição entre signos, basta saber nossa DATA DE NASCIMENTO para saber qual é o nosso signo solar. A única exceção, como falei, acontece nos dias de transição: por exemplo, se você nasceu em um 20 de março, pode ser pisciano ou ariano, dependendo de qual hora o Sol ingressou no signo de Áries naquele ano. Por isso, é fácil descobrir o seu signo solar; basta saber sua data de nascimento.
O signo solar traz um dado importante sobre você. O Sol está relacionado ao nosso ego, ao “EU SOU”, à nossa personalidade, compreensão de mundo e essência mais profunda. O Sol traz ainda os nossos potenciais, tudo aquilo que podemos VIR A SER. Um exemplo? Se você é um ariano, mesmo que você tenha configurações planetárias que induzam ao medo ou ao excesso de precauções, o Sol trará o seguinte potencial: você tem condições de ser corajoso, rápido, expansivo e agitado, você tem condições de ter energia para colocar suas vontades e projetos em vigor. Outro exemplo: se você é virginiano, ainda que você tenha configurações planetárias para ser desligado ou desorganizado, o Sol indica que você terá potencial para ser analítico, observador e produtivo.
Se nós vamos ou não em busca desse potencial, depende de nós. Existem pessoas que dizem “eu não me identifico com meu signo”, e muitas vezes isso acontece porque a pessoa tem muitos planetas ou marcas de signos diferentes do signo solar. Não há problema algum nisso! Todos viemos com mapas particulares que trazem muitos potenciais, necessidades, possibilidades… Mas o que importa é que o Sol sempre terá relação com um elemento muito profundo de nossa personalidade, uma essência que faz com que sejamos aquilo que nós de fato somos, ou então, de tudo o que podemos vir a ser.
Mas se o Sol está gravado dentro de nós, em camadas profundas de nossa personalidade, ele nem sempre é perceptível quando temos um primeiro contato com as pessoas. Se você conheceu uma pessoa em um determinado dia e ela disse ser taurina, mas era agitada e expansiva demais para o que você entende de Touro, existe um segundo elemento muitíssimo importante que não foi levado em conta: o signo Ascendente!

O signo Ascendente...

… É, literalmente falando, o signo que estava ASCENDENDO na linha do HORIZONTE no instante em que você nasceu. Ué, mas… Como assim? Ascendendo na linha do horizonte?

É isso mesmo. A eclíptica (trajetória aparente do Sol, vista aqui da Terra) contém 12 signos diferentes entre si. Ela está no céu em torno de nós, como se literalmente existisse uma roda do zodíaco que está sempre lá, presente, girando e girando. Nesse exato instante em que você lê o texto que escrevo, existe um signo que está ascendendo no leste, na linha do horizonte, assim como o Sol também nasce. Existe um signo que está culminando exatamente no topo da sua cabeça, e um que está se pondo no oeste. Sempre. Em todos os instantes, de todos os dias, em qualquer lugar do planeta Terra que você esteja, SEMPRE há um signo ascendendo na linha do horizonte, pois a roda do zodíaco nunca pára.

O Sol nasce e se põe ao longo de um dia. Da mesma forma, conforme o dia vai passando, a roda da eclíptica vai “girando”! Enquanto a posição do Sol nos signos tem a ver com o movimento de TRANSLAÇÃO do planeta Terra, o signo Ascendente tem a ver com o movimento de ROTAÇÃO. Por isso, é preciso saber LOCAL e HORA de nascimento para que você descubra qual era o signo que estava ascendendo na linha do horizonte no instante do seu nascimento. Se você estiver com a cidade errada ou a hora errada, isso vai mudar tudo, pois não poderemos tirar o signo Ascendente de forma correta para o local correto naquele instante.

Tá, mas… E daí?

Já sabemos o que é o signo Ascendente, mas ainda não sabemos a importância dele num mapa astral. Então, vamos pensar numa simbologia para nos ajudar a entender essa energia. Vamos pensar o seguinte: quantas vezes por ano nós passamos pelo mês de Outubro? Tenho certeza que você respondeu “ué, uma vez só. Temos apenas um mês de Outubro para cada ano que passa!”. E se eu te perguntar agora: “quantas 10 horas da manhã nós temos ao longo de um ano?”. Você com certeza me responderá “nós passamos 365 vezes pelo momento 10 horas da manhã, sendo uma vez a cada dia”! Bem, é mais ou menos essa a diferença.

O signo Ascendente está sempre mudando. A cada duas horas ele muda, e mais ou menos a cada 23 horas (mas com muitas variações), ele volta a ascender no horizonte. Isso quer dizer que nós entramos em contato com exatamente aquele signo, naquele mesmo grau, praticamente TODOS OS DIAS! O signo Ascendente é, portanto, um signo que carimba nossa personalidade. Nós lidamos com ele no dia a dia, nós acordamos sentindo que ele estará lá ao longo do dia, dormimos sentindo que ele estará lá no dia seguinte, em algum momento. Por isso, ele não é um signo tão profundo em nós quanto o signo solar; ele é mais superficial, um comportamento instintivo que temos ao chegar num local, a nossa postura, a forma como nos expressamos… Se você já percebeu que o signo Ascendente é muito mais visível do que o signo solar, você está no caminho certo!

O Ascendente é visível para todo mundo, a toda hora. Você acaba de conhecer uma pessoa e percebe que ela é calma, gentil, um pouco mais devagar para tomar atitudes, muito paciente e persistente, mas ela disse ser de Áries! Como pode um ariano ser tão paciente? Oras, você esqueceu de perguntar o Ascendente dela, que no caso, poderia ser Touro! Você a vê sendo calma e paciente, ela mesma se vê sendo paciente, mas vocês começam a se ver todos os dias por algum tempo e é aí que você vê que ela parece ser calma quando na verdade tem momentos de muita agitação e ânimo, tem elevados projetos e coragem para disputar coisas, fica impaciente quando algo sai diferente do planejado. Você viu, quando a conheceu, o Ascendente; mas depois que a conheceu bem mais profundamente, aí sim você enxergou o signo solar.

Se o signo Ascendente for muito diferente do signo solar, a pessoa passará por alguns paradoxos internos. Com Ascendente em Câncer e Sol em Aquário, o sujeito diz “nossa, sou tão livre e independente, por que tenho essas oscilações emocionais e momentos de nostalgia?”. Já com ascendente em Câncer e sol em Aquário, o quadro exatamente oposto, ela dirá “tenho tanta empatia e sensibilidade, por que às vezes sou tão ansiosa e fico debatendo tudo?”. E assim por diante! Já se os signos do Sol e Ascendente forem os mesmos, ou pelo menos tiverem uma boa sintonia entre si, a pessoa terá mais facilidade em expressar sua personalidade, conseguirá se mostrar com mais facilidade e auto-compreensão para o mundo.

Quanto maior o grau de consciência que desenvolvemos, mais buscaremos equilibrar o instinto do signo Ascendente com a essência do signo solar; quanto menor o grau de consciência, mais tenderemos a oscilar ou polarizar nossos comportamentos entre eles. O autoconhecimento e o desejo por se desenvolver são tudo! Tanto Sol quanto Ascendente são muito importantes para nós, cada qual cumprindo o seu papel.

Caberá então a nós utilizar a expressão do signo Ascendente e a essência profunda do signo solar para saber exatamente quem somos, por que nos comportamos de tal maneira e quais são nossos potenciais para sempre melhorar! E não se esqueça que, além de Sol e Ascendente, teremos todas as outras configurações planetárias e todos os outros pontos de relevância em um mapa astrológico, o que atribuirá a cada um de nós a nossa individualidade e o percurso a ser trilhado!

Áries:

Touro:

Gêmeos:

CÂNCER:

Leão:

Virgem:

libra:

escorpião:

sagitário:

capricórnio:

aquário:

peixes:

Matérias Relacionadas:

Céu da semana: 13/09/2021 a 19/09/2021
clique aqui
Céu da semana: 06/09/2021 a 12/09/2021
clique aqui

todas as matérias