2019

2019, ANO DE SATURNO

Saturno

No dia 20 de março de 2019, o ingresso do Sol em Áries vai marcar o início de um novo ano astrológico; e apesar dessa virada estar ainda a 3 meses de distância, já vale falarmos sobre ela, pois serão as configurações que tenderemos a sentir ao longo de todo esse ano que vai entrar.

categorias:

No dia 20 de março de 2019, o ingresso do Sol em Áries vai marcar o início de um novo ano astrológico; e apesar dessa virada estar ainda a 3 meses de distância, já vale falarmos sobre ela, pois serão as configurações que tenderemos a sentir ao longo de todo esse ano que vai entrar.


Apesar do que viemos ouvindo por aí, 2019 será um ano bastante saturnino; e conforme Plutão e esse Saturno se tornam conjuntos em Capricórnio, vamos sentindo cada vez mais uma tensão crescente no ar, uma disputa por poderes e medidas extremadas que visam o aumento da influência e desse mesmo poder.


Saturno, por si só, é um planeta de cobranças e prestação de contas. Se estivesse sozinho em Capricórnio, poderíamos respirar um pouco mais aliviados, mas estando Plutão ao seu lado, existem alguns cuidados que devemos tomar. O principal cuidado é a constante reflexão sobre qual caminho estamos seguindo; num mundo onde forças opostas cada vez mais parecem colidir entre si, é imperativo que nós saibamos por qual causa estamos lutando.


Já não faz sentido entrarmos em embate por ideias extremistas; essas brigas por ideais pré-definidos podem enfraquecer, causar discórdias e – mais ainda – agravar disputas que já existem. Evitar ações que enalteçam apenas o ego, evitar a ambição descontrolada por reconhecimento, evitar as disputas por poder serão, então, as nossas maiores premissas.


O ano regido por Saturno não indica que não vamos conseguir aquilo que desejamos; apenas indica que o esforço e a determinação serão peças-chaves nessa trajetória. Nada será conseguido por milagre ou boa sorte, mas sim pelo suor, pelo empenho e pelo foco. Essas qualidades sendo preenchidas, teremos então um ano que pode, sim, apresentar resultados – desde que saibamos ter a paciência para esperar e a perseverança para tentar com obstinação.


O trânsito de Júpiter por Sagitário, por outro lado, traz um otimismo que pode agregar. Se Sagitário já é um signo voltado a ideologias e filosofias, estudos que ampliam a mente e expandem nossa visão de mundo, o trânsito em questão vai nos deixar mais curiosos, espiritualizados e convictos a buscar uma “melhor saída” para os problemas que se apresentam.


Para aqueles que buscam por um caminho mais espiritual, aí está a chance de se aprofundar em sua (s) filosofias (s) de vida, aprofundar estudos ideológicos que visem o melhor para todos, ingressar em viagens (físicas, espirituais...) que possam trazer respostas ao que estamos vivendo aqui na Terra. Lembrando que não é tempo para extremismos religiosos ou visões unilaterais, e sim para abordagens que nos unam e fortaleçam como um todo.


Concomitantemente, esse mesmo trânsito pode trazer generosidade e oportunidades, de forma que aqueles que se mostrarem bem-humorados e dispostos ao questionamento frequente podem sim ter excelentes chances de crescer, ganhar destaque e reconhecimento. Cabe a nós, dessa forma, aproveitar as oportunidades que se apresentam, e não as negligenciar!


A conjunção de Sol com Quíron (em oposição a uma Lua em Virgem) e de Mercúrio com Netuno (ambos em Peixes) vai mostrar fragilidades, enganos e ilusões pelos quais estamos passando. Muita atenção com os discursos das pessoas que te cercam, discursos políticos, discursos de líderes de grupos que podem estar aí para enganar ou desviar o foco do que realmente é essencial.


Astrologicamente, estamos num período nebuloso em que as expectativas excedem (em muito) a realidade e no qual alguns de nós prosseguem a se enganar para evitar a dor de enxergar o que está “mais embaixo”. Se por um lado existe a possibilidade de cairmos do cavalo e passarmos por desilusões no que diz respeito ao que vínhamos achando/acreditando, cabe a nós a maturidade para fazer o melhor com esses dados – e não buscar por escapismos que confudam mais ainda a nossa própria visão.


Vênus em Aquário recebe aspectos (tensos) de Marte em Touro e (bons) de Júpiter em Sagitário. Ela nos dá um convite para nós sairmos da bolha em que vivemos e para pensarmos fora da caixinha; estar com grupos completamente diferentes do que você está acostumado, fazer novas amizades, pensar em termos coletivos e expandir seu círculo social de forma efetiva (e não apenas para aumentar seu “network”) pode ter tudo a agregar agora.


Já esse mesmo Marte, que está em Touro, recebe bons aspectos de Saturno e Plutão. Temos em Touro um signo relativamente conservador, que preza pela harmonia e pela manutenção das coisas ao redor. Excelente período para você perceber que não é a pressa que te leva onde você quer, mas sim a paciência, o planejamento, o esforço cotidiano. Por outro lado, atenção máxima para não cair na estagnação; queremos estabilidade em nossos projetos, mas não conformismo para ficarmos parados.


O marco de Libra na linha do Ascendente é um indicativo de que tudo é uma questão de equilíbrio. O céu te dá uma chance de você se aprofundar em seus estudos espirituais, e isso pode te dar grandes insights ou te deixar mais “fanático”, dependendo da sua dosagem – está aí a iminente aproximação entre política e religião para mostrar que essa preocupação é muito verdadeira.


Da mesma forma, os grupos com os quais você se envolve podem trazer questionamentos e abrir a sua mente, ou então anular e menosprezar suas próprias ideias criativas, individuais. Por fim, tudo aquilo que você escolhe deve ser permeado por um senso de equilíbrio interno, com constantes questionamentos e ressignificações; se você vem tendo determinado discurso só para agradar as pessoas ao redor, talvez seja tempo de refletir qual vem sendo o seu papel no mundo – e juntar coragem suficiente para modificá-lo.


É verdade, não temos um ano fácil – mas fácil, também, não gera crescimento algum. Um ano em que você precisa ser esforçado para chegar onde deseja, consciente para não enganar (ou ser enganado) através das palavras, corajoso para pensar de forma diferente do que vem fazendo e confiante no curso do Universo, mas sempre em ação para melhorar as coisas ao seu redor.


Vem, 2019! É tempo de crescimento e consciência.


Áries:

Touro:

Gêmeos:

CÂNCER:

Leão:

Virgem:

libra:

escorpião:

sagitário:

capricórnio:

aquário:

peixes:

Matérias Relacionadas:

Céu da semana: 13/09/2021 a 19/09/2021
clique aqui
Céu da semana: 06/09/2021 a 12/09/2021
clique aqui

todas as matérias